domingo, 4 de dezembro de 2011

Cuide da Saúde !





-Quando o animal apresentar qualquer indicio de doença,procure ajuda de um veterinario.
-As doenças mais comuns:
-Diarréia devido a alimentação inadequada (embolorada,etc)
-Resfriados devido a mudanças bruscas de temperatura
-Insolação durante o verão se ele ficar muito tempo exposto ao sol
-Sarna de orelha ou corpo provocada por um tipo de ácaro,geralmente causado por falta de higiene na gaiola (verifique sempre as orelhas e o corpo).

Faça um banheirinho para ele.

 
Ensine seu coelho a fazer as necessidades sempre no mesmo lugar.
Os filhotes de coelhos são como crianças. Não controlam as necessidades fisiológicas e fazem em qualquer lugar. É importante ensiná-los a fazer suas necessidades em uma caixinha ou bandeja com jornal ou areia sempre colocada no mesmo lugar (a maioria prefere jornal porque às vezes eles espalham a areia).
Quando ainda novinhos, começam a girar em torno de si ou ciscar com os pés no chão. Se o seu coelhinho fizer isso,  leve-o imediatamente para o local que quer acostumá-lo para fazer xixi ou coco. O ideal é uma bandeja com jornal. Se ele fizer no chão, limpe com um jornal e coloque ele na caixinha ou bandeja, para ele acostumar com o cheiro e aprender que é lá que deve fazer. De vez em quando, mesmo que não dê nenhum  sinal, leve-o ao local para ir se acostumando. Com o tempo ele aprende a ir sozinho ao local. E não esqueça de limpar onde ele fez xixi, com um pano umedecido com um desinfetante ou dessees produtos para limpeza de cerâmica, que tem perfume, para desmarcar o local em que ele fez. No comportamento, eles se parecem um pouco com os cachorros, que procuram o lugar com seu próprio cheiro, para fazer xixi novamente. 
Se colocar uma casinha para ele, de madeira ou de tecido (igual as casinhas de tecido para cachorros), coloque um forro mais grosso, de tecido, que é para ele dormir. Geralmente, com pouca idade eles já deixam de fazer as necessidades no lugar em que dormem. Coloque o comedouro e bebedouro um pouco longe da caixinha ou bandeja onde ele irá fazer as necessidades fisiológicas. Algumas pessoas preferem colocar a casinha dentro de um cercadinho de arame de 1m x 80cm, onde ele pode ficar, quando não se deseja deixa-lo solto. Outros preferem uma gaiola própria para coelhos de tamanho 80cm x 60cm x 45cm.

Foto - Crédito a Mini Coelhos http://www.facebook.com/cutebunny.minicoelhos

Ganhando a Confiança de seu Coelho

COMO PEGAR NO COLO E GANHAR A CONFIANÇA DE SEU COELHINHO
Para pegá-los no colo, que é a principal forma de desenvolver a convivência, coloque a mão direita na barriga, e os dois pés de trás, colocados na palma da mão esquerda, prendendo-os ou não contra o peito, no inicio., que é para ele sentir que está seguro. Depois de algum tempo eles tem um comportamento muito dócil, ficando do jeito que se coloca na mão, Até deitado como um bebê no colo eles ficam. Alguns chegam a dormir, quando deitados no colo com os pés para cima
Não se deve pegá-los pela orelha e sim pelo couro da nuca, assim como as gatas fazem para transportar os gatinhos novos. Quando ainda não estão acostumados, ao pegá-los, deve-se fazer os carinhos anteriormente indicados, que eles já acalmam. No começo eles se debatem um pouco mas quando percebem que não há perigo, logo se acostumam.

Como educar seu Coelho

Como conquistar seu coelhinho com carinhos que ele gosta.
Os coelhos gostam muito de carinho: no rosto, na testa, no nariz, atrás das orelhas, na barriga e nas costas.
Carinhos no nariz e no rosto são um meio fácil de conquistar logo o bichinho. Com poucos dias de convivência já manifestam a confiança no dono, geralmente pulando no colo e até subindo até o ombro. Se um cachorro late, ou ocorre um barulho qualquer e ele se assusta, corre para próximo do dono ou até pula no colo. É sinal da confiança que já deposita nele. É uma amostra de que a comunicação entre ambos já está se desenvolvendo. Ela atinge o máximo da relação de amizade e amor que ele demonstra, aos 6 meses.
Quando acostumados a receber carinho, se tornam extremamente amigáveis e são capazes de retribuir o carinho recebido. Geralmente, uma forma de retribuir é lamber as mãos ou o rosto de quem lhe deu carinho. É uma espécie de beijinho. Com o tempo, é só pedir que, eles atendem o pedido. Alguns aprendem, a trocar carinho: lambe as mãos do dono e depois cutucam com o nariz a mão dele para receberem mais carinho. Depois de receberem o carinho, eles recomeçam a lamber a mão, para, novamente, pedir mais carinho.
Depois de se acostumarem com a casa e as pessoas com as quais convivem, ficam a esperá-las na porta, pulam no colo para dormir, acompanham pela casa. Para dormir ao lado do dono, é muito engraçado o jeito que alguns deles costumam fazer. Dão um salto e caem de lado, ao invés de deitar calmamente. A convivência com esses animais é uma experiência muito interessante para crianças e adultos. Ajudam a desenvolver os melhores sentimentos que o ser humano pode ter.
Quanto à idade possível, os míni coelhos chegam a durar cerca de 8 a 10 anos, quando bem tratado.

Cuidados com seu Coelho .

Gastando os dentes
Um pedaço de madeira (que não seja feito de aglomerados ou compensados, que podem conter resinas tóxicas em sua composição) na gaiola pode ser oferecido para roer. Também valem brinquedos destinados a este fim, feitos de madeira. Pedaços de pão torrado, seco e duro, também são bem aceitos.
Feno e alfafa em blocos também são excelentes opções para seu mini-coelho, e acrescentam proteínas importantes em sua nutrição.


Ele também gosta de brincar!
O mini-coelho adora brincar. Vários brinquedos podem ser oferecidos, e evitam o stress e o tédio da gaiola, se ele não mora em lugar aberto. Não dê brinquedos de plástico, pois ele vai roer e pode engolir pedaços.
Mesmo tendo uma grande gaiola e muitos brinquedos, é importante soltar todos os dias o mini-coelho, sob supervisão, para que se exercite por uma ou duas horas. Cuide para que ele não tente roer plásticos ou outros materiais tóxicos. O contato com pessoas torna o coelhinho cada vez mais social e dócil.Correr à sua volta, e até mesmo dar algumas mordidas em seus tornozelos significa que o coelho quer brincar e gosta de você.
Limpeza :
Mantenha a gaiola e seus acessórios limpos. A amônia que desprende da urina é irritante para as vias respiratórias.

Restos de comida atraem roedores noturnos, que urinam ou defecam nos comedouros e transmitem doenças. Mantenha a gaiola em local protegido. Restos de verduras e frutas fermentam e apodrecem com rapidez, ocasionando diarréias - portanto, retire restos de comida da gaiola. Mantenha a gaiola longe do sol e do vento. A insolação provoca desidratação, e o vento provoca resfriados e coriza. Peneire a ração, para evitar a poeira que pode vir junto com os grãos e que também provoca alergias respiratórias. Não dê banhos.O excesso de umidade nos pêlos pode provocar fungos na pele.


Alimentação de um Mini Coelho.

Como deve ser a Alimentação :
O alimento ideal para um mini-coelho é ração peletizada, com proteína e outras vitaminas importantes para seu desenvolvimento saudável. Um mini-coelho adulto come 70 a 90 gr de ração por dia. Outros vegetais podem ser incluídos em sua alimentação, como folhas de couve, beterraba, cenoura, almeirão, maçã, brócolis, a partir dos três meses de idade. Folhas de cor escura em geral são bem vindas, e evite as de cor clara: não ofereça alface para o coelhinho.
Mantenha água limpa e fresca à vontade. O ideal é o uso de bebedouros automáticos, com bico, tipo os para hamsters e outros roedores. Isso evita que o coelhinho entre dentro de tigelas de água, derrube e ainda permaneça com as patinhas molhadas (o que pode gerar fungos na pele).

Filhotes American Fuzzy Lop

Coelhos são animais extremamente dóceis e muito inteligentes. Ótimos para companhia de adultos e crianças.
Esta raça é criada nos Estados Unidos, Canadá, e em muitos países da Europa. Só recentemente teve inicio a sua criação na América do Sul, especialmente no Brasil e Argentina, e outros países da América Latina, onde está se tornando conhecida.


Nos E.U.A. existem centenas de sociedades e clubes de criadores do AMERICAM FUZZY LOP, que tem seus concursos, regionais e o nacional, anualmente, para escolha dos melhores espécimes da raça, em termos de porte e beleza, sendo premiados os criadores campeões.

Os filhotes começam a abrir os olhinhos com 12 dias de vida;
Os filhotes são desmamados com 5 semanas de vida por isso, cuidado com criadores que  vendem filhotes com idade inferior a esta dizendo que não haverá problemas. Os filhotes NECESSITAM desse período de amamentação para que cresçam fortes e saudáveis;
Você pode achar estranho ou até ficar preocupado mas, esses animaizinhos costumam se jogar de lado parecendo que estão tendo um "ataque". Isso é perfeitamente normal.
A cor da urina dos coelhos pode ter cores variadas: amarelo em vários tons, leitosa, alaranjada desde claro até quase vermelho. A variação de cor se dá basicamente pela alimentação variada, mas pode ser também por pouca ingestão de água. Se for vermelho mesmo fique atento pois pode ser que seu coelho não esteja saudável.


Matriz e Reprodutores : American Fuzzy Lop




A raça American Fuzzy Lop é classificada como mini, pois seu peso quando adulto não chega a 2 quilos e seu comprimento a 30 centímetros.

O nome Fuzzy Lop dá-se por suas características físicas: Fuzzy denomina o pêlo longo e lanoso; Lop denomina suas orelhas caídas.

 As cores da pelagem são as mais diversas. Há também os de olhos vermelhos, castanhos, pretos e azuis. As características anatômicas do Fuzzy Lop são: cabeça arredondada com a face achatada; corpo compacto e completamente coberto por pêlos sem que nenhum osso se apresente proeminente.A raça foi reconhecida formalmente em 1988 pelo A.R.B.A. - American Rabit Breeders Association.


Cada coelho tem sua personalidade, mas via de regra, o Fuzzy Lop é o mais dócil das raças mini.




Características Biológicas
Nomo científico: Oryctolagus cuniculus.
Sua expectativa de vida é de 7 a 9 anos quando bem tratados;



Apesar de parecerem roedores, coelhos e lebres não são classificados como tais. Zoologicamente eles são lagomorfos. 
                                                                                                                                A principal característica que os diferem dos roedores é a dentição. Lagomorfos têm 4 dentes incisivos no maxilar superior e os roedores somente 2. Em ambos, os dentes não páram de crescer por toda a vida;
- Coelhos atingem a maturidade sexual por volta das 18 semanas de vida; O período de gestação das coelhas varia de 29 a 32 dias; Em uma mesma cria a coelha pode ter de 2 a 13 filhotes; Em geral são dóceis.