domingo, 4 de dezembro de 2011

Faça um banheirinho para ele.

 
Ensine seu coelho a fazer as necessidades sempre no mesmo lugar.
Os filhotes de coelhos são como crianças. Não controlam as necessidades fisiológicas e fazem em qualquer lugar. É importante ensiná-los a fazer suas necessidades em uma caixinha ou bandeja com jornal ou areia sempre colocada no mesmo lugar (a maioria prefere jornal porque às vezes eles espalham a areia).
Quando ainda novinhos, começam a girar em torno de si ou ciscar com os pés no chão. Se o seu coelhinho fizer isso,  leve-o imediatamente para o local que quer acostumá-lo para fazer xixi ou coco. O ideal é uma bandeja com jornal. Se ele fizer no chão, limpe com um jornal e coloque ele na caixinha ou bandeja, para ele acostumar com o cheiro e aprender que é lá que deve fazer. De vez em quando, mesmo que não dê nenhum  sinal, leve-o ao local para ir se acostumando. Com o tempo ele aprende a ir sozinho ao local. E não esqueça de limpar onde ele fez xixi, com um pano umedecido com um desinfetante ou dessees produtos para limpeza de cerâmica, que tem perfume, para desmarcar o local em que ele fez. No comportamento, eles se parecem um pouco com os cachorros, que procuram o lugar com seu próprio cheiro, para fazer xixi novamente. 
Se colocar uma casinha para ele, de madeira ou de tecido (igual as casinhas de tecido para cachorros), coloque um forro mais grosso, de tecido, que é para ele dormir. Geralmente, com pouca idade eles já deixam de fazer as necessidades no lugar em que dormem. Coloque o comedouro e bebedouro um pouco longe da caixinha ou bandeja onde ele irá fazer as necessidades fisiológicas. Algumas pessoas preferem colocar a casinha dentro de um cercadinho de arame de 1m x 80cm, onde ele pode ficar, quando não se deseja deixa-lo solto. Outros preferem uma gaiola própria para coelhos de tamanho 80cm x 60cm x 45cm.

Foto - Crédito a Mini Coelhos http://www.facebook.com/cutebunny.minicoelhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário